Um pouco sobre quem somos



Como muitos dos mais tradicionais tesouros da doçaria portuguesa, o pastel de nata, também conhecido como pastel de Belém, surgiu dentro das secretas rotinas monásticas.

A história conhecida é que a receita nasceu no Monastério dos Jerônimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém construído no século XVI na região de Belém, dentro da cidade de Lisboa, e que desde 1983, é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém.

Em 1820, Portugal viveu a Revolução Liberal, momento que ordens religiosas foram extintas. Não foi diferente com o Monastério dos Jerônimos. Os poucos trabalhadores não ordenados, passaram a procurar novas vagas de trabalho nos arredores, entre eles, um pasteleiro, que foi empregado por uma refinaria de açúcar da região.

Bastou pouco tempo, para os preciosos Pastéis de Belém tornarem-se acessíveis aos cidadãos lisboetas, sendo produzidos em volume em um anexo da antiga refinaria, onde ainda hoje funciona a fábrica.

Na mesma época, Lisboa tornou-se um dos principais destinos turísticos da Europa, e tão logo, passou a fazer parte do dia a dia da cidade, os pastéis, conquistaram os corações e paladares de visitantes de todo o planeta.

Invariavelmente, versões da receita começaram a ganhar espaço, muitas delas, passando de geração em geração pelas famílias portuguesas. Chefs de todo o país – e do mundo – criaram versões próprias, porém, em respeito à primeira fábrica, são nomeados apenas como pasteis de nata, deixando o clássico Pastéis de Belém, para a linhagem direta do Monastério; assim; nós, com muito estudo, muita honra e muito amor pelas tradições gastronômicas de Portugal, também possuímos a nossa.

E já era tempo de todo este sabor atravessar o Oceano Atlântico e desembarcar em terras brasileiras.

Desde 2015 esta receita que traz consigo uma parcela tão afável e doce da história de Portugal, está disponível em unidades da Manteigaria Lisboa nos arredores, e na cidade, de São Paulo, com pastéis quentinhos anunciados pelo badalar de nosso sino de hora em hora.

Este é apenas o começo!

Nosso portfólio de comidas e bebidas afetivas de Portugal não para de crescer, e você pode conhecer cada produto em detalhes clicando AQUI!


Mas afinal, o que é uma Manteigaria?

Elas já não existem pelas ruas de Portugal, no entanto, as Manteigarias e Leitarias eram os espaços destinados à produção e venda destes produtos ( leite e manteiga ) e seus derivados.

Ambientes de arquitetura esplendorosa, bastante numerosos no passado, hoje, são poucos, e normalmente já convertidos em charmosos cafés e restaurantes.

Nossa intenção, foi homenagear esses ícones do patrimônio gastronômico do país de Cabral, com um carinho banhado em história e cultura da cidade onde os pastéis de nata nasceram.

Eis a origem do nosso nome. Eis a origem da nossa Manteigaria Lisboa!